Toda semana aqui no BLOG, que você precisa saber sobre as lutas indígenas
Vitória Guarani Kaiowá
Tucum para ouvir
O Backstage é o podcast do Modefica, uma plataforma de moda e comportamento com foco em sustentabilidade e futuro. Neste episódio, a sócia-fundadora da Tucum Brasil, Amanda Santana conta um pouco sobre a história do trabalho junto às comunidades tradicionais do Brasil, artes indígenas e seus diversos processos criativos, ativismo e os desafios impostos pela pandemia. Ouça aqui.
Krenak: filosofia tradicional contra a cruzada obscurantista
Em entrevista, o filósofo indígena Aílton Krenak divide suas reflexões contundentes sobre a falência do modelo civilizatório em tempos de pandemia. Também defende a reconexão do homem com a Terra como forma de frear a destruição do planeta. A entrevista completa vale muito a pena, leia aqui. (Fonte: DW)
Arte indígena no museu
O aumento da presença indígena na academia assim como o diálogo de artistas contemporâneos com métodos das ciências sociais e a revisão do cânone artístico proposta por historiadores têm fomentado a inserção de trabalhos produzidos por povos originários em museus de arte, ampliando sua presença para além de coleções etnográficas e arqueológicas. (Fonte: NEXO jornal.)
ATL 2021: demarcando as telas na luta por direitos
Importante mobilização do movimento indígena, o Acampamento Terra Livre (ATL) tradicionalmente ocupa Brasília para reivindicar os direitos garantidos na Constituição de 1988. Neste ano de 2021, a segunda edição virtual já começou e vai até 30 de abril. Confira a programação completa aqui.
Língua Terena de sinais ganha versão HQ
“Buscando a história do povo Terena, a gente tentou levar de uma forma acessível e mostrar para toda a sociedade que existem surdos indígenas. E que usam uma língua de sinais diferente da libras, que é a língua reconhecida, e no caso é a língua Terena de sinais”, diz Ivan de Souza, estudante da Universidade Federal de Curitiba (UFPR) e criador do livro em quadrinhos voltado à crianças indígenas surdas como forma de manutenção da língua Terena. Fonte: G1
Tuíre vira filme
Ícone do movimento indígena, a guerreira Tuíre é a personagem do filme Tuire Kayapó’ (First Contact), de Pinar Yolaçan. Com estreia online prevista para amanhã, 10/04, o filme celebra uma das maiores lideranças e ativistas femininas na luta contra a invasão de seus territórios e violação dos direitos de seu povo.