Observatório Tucum

#organizetoprotect

Toda semana aqui no blog, nosso radar sobre o movimento indígena

Organizar Para Proteger
Lançada durante o Abril Indígena nas redes sociais,
Organizar Para Proteger é uma campanha de conscientização para a importância do trabalho desempenhado por organizações indígenas na defesa de seus territórios e biomas associados.
Juntas, elas articulam a defesa dos direitos territoriais dos diversos povos organizados e fortalecem os modos de vida que protegem e recuperam a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos nas Terras Indígenas. Assista aqui.

Organizar para Proteger é uma iniciativa do Centro de Trabalho Indigenista – CTI, da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), que atua na Amazônia; a Associação Wyty Catë das Comunidades Timbira do MA e TO, presente no Cerrado e na Amazônia; a Comissão Guarani Yvyrupa (CGY), que opera na Mata Atlântica e no Pampa; a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, MG e ES (Apoinme), presente na Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga; a Associação Xavante Warã e o Conselho Terena, que atuam no Cerrado e Pantanal.

“Quero a floresta empé”, diz cacique Raoní em vídeo. Foto: via Hypeness.

Uma das maiores lideranças indígenas brasileiras, denuncia a invasão e a exploração de territórios ancestrais. Raoní Metuktire fala em vídeo sobre a destruição socioambiental promovida pelo governo brasileiro e a tentativa de negociar um acordo financeiro com os Estados Unidos que pode gerar impactos dramáticos para a Amazônia e seus povos. Assista aqui.

Em defesa da floresta e da vida, diversas lideranças indígenas e do campo, ambientalistas, artistas e parlamentares compartilham a campanha criada pela Associação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) direcionada ao presidente norte-americano Joe Biden, alertando sobre a situação gravíssima envolvendo a Amazônia e os territórios indígenas no Brasil. Fonte: O Estado de Minas.

A campanha #whichsideareyon ganha as redes sociais de celebridades e pessoas em defesa da Amazônia no Brasil e no mundo.

Caravana criminosa do Garimpo vai à Brasília
Seguindo a nefasta onda de violência e exploração ilegal de terras indígenas, garimpeiros se unem à comerciantes de cidades vizinhas do território Munduruku para pressionar congresso a favor do garimpo ilegal. Fonte: APIB.

Vozes indígenas na TV
A pluralidade dos povos indígenas e a luta pelo direito de existirem, serem ouvidos e terem sua história e cultura valorizados é a proposta de Falas da Terra, especial que vai ao ar no dia 19/4, no Dia do Índio. 21 indígenas representam os mais de 300 povos existentes no Brasil com participação de Ailton Krenak, Davi Kopenawa, Maial Kayapó, Raoni Metuktire Kayapó, Daniel Munduruku, Lian Gaia, Myriam Krexu, Djuena Tikuna, Elisa Pankararu, Kunumi MC, Dayana Molina, Emerson Uýra, Alessandra Korap Munduruku, Fernanda Kaingang, Beto Marubo, Mapulu Kamaiurá, Cristian Wariu, Valdelice Verón Guarani Kaiowá, Bruno Kaingang, Fêtxawewe Tapuya Guajajara, Telma Taurepang, Ziel Karapató, Olinda Tupinambá, Graciela Guarani, Alberto Alvarez. Fonte: GShow.

Valdelice Verón Guarani Kaiowá. Foto: Globo / Igor Tripolli



Filme sobre Yanomamis no Festival É Tudo Verdade
“A Última Floresta”, longa-metragem dirigido pelo cineasta Luiz Bolognesi e escrito em parceria com o líder indígena e xamã Davi Kopenawa Yanomami, será transmitido pela primeira vez no Brasil neste domingo (18/04), no É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários.O filme retrata o cotidiano de uma comunidade Yanomami isolada, que vive em um território ao norte do Brasil e ao sul da Venezuela há mais de mil anos. Para marcar o lançamento, na segunda-feira (19/04), às 19h30, o Instituto Socioambiental (ISA) transmite em seu canal no Youtube um bate-papo com Kopenawa e Bolognesi. A conversa também pode ser acompanhada pelas redes sociais do ISA no Facebook e Twitter, do Greenpeace Brasil (Twitter) e da Gullane (Facebook), produtora do filme. Fonte: ISA.

O xamã Davi Kopenawa Yanomami. Foto: Pedro J. Márquez/ISA.

Vai ter Krenak no Roda Viva
Considerado uma das maiores lideranças indígenas do Brasil, o escritor e ativista Aílton Krenak é o entrevistado do #RodaViva da próxima segunda-feira (19), às 22h, na TV Cultura. Na bancada de entrevistadores : Leão Serva, diretor de Jornalismo da @tvcultura; Renata Machado Tupinambá, jornalista, roteirista, poeta, curadora, produtora e co-fundadora da Rádio YandêDenilson Baniwa, artista visual, comunicador e articulador indígena; Sidarta Ribeiro, fundador e vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); e @josemiguelwisnik, ensaísta, músico e professor.