Galeria Amazônica e seu acervo das artes tradicionais

Espaço dedicado às cestarias de etnias como Waimiri Atroari, Tukano e Yanomami. Foto: Alberto César de Souza Araújo/ISA

A Galeria Amazônica nasceu em 2008 de uma parceria entre a Associação Comunidade Waimiri-Atroari (ACWA) e o Instituto Socioambiental (ISA) como um espaço de exposição da diversidade socioambiental amazônica.

Localizada em Manaus, a Galeria Amazônica mistura loja e galeria de arte em uma organização sem fins lucrativos. Em meio a um enorme acervo de povos como os Tikuna, Tukano, Parakanã, Waimiri Atroari, Yanomami, Baniwa, Saterê Mawé, Ye’kwana, Yawalapti, entre outras comunidades tradicionais amazônicas, a Galeria é uma referência de transparência e comércio justo, remunerando diretamente cada artesão sem atravessadores, de forma a valorizar a cultura de quem produz e mantém a floresta em pé.

Mulheres Waimiri Atroari trançando as pulseiras de arumã. Foto: Galeria Amazônica
Pulseiras de arumã WARYMA KAHA: feitas à mão pelas mulheres e usada tradicionalmente pelos homens do povo Waimiri Atroari

Não é de hoje que a Tucum admira o trabalho da Galeria Amazônica e por isso celebramos mais esta parceria no lançamento da Plataforma de Marketplace das Artes Indígenas. Uma das iniciativas independentes que participaram do Curso de Venda Online de Artesanatos Indígenas ao lado da TECÊ-AGIR e a Meprodjà entre outras, a Galeria possui sua própria loja, ou seja, um espaço autônomo dedicado às artes amazônicas dentro da nossa plataforma.

Loja da Galeria Amazônia no Marketplace Tucum


Visite, conheça e faça parte dessa rede de fortalecimento e geração de renda das comunidades tradicionais amazônicas!


Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *