O ATL 2024 tem como tema: “Nosso Marco é Ancestral: Sempre estivemos aqui!”, comemorando o 20º aniversário da maior mobilização indígena do Brasil e da união entre os povos. A cobra repleta de desenhos e símbolos, dos mais variados povos, é uma adaptação da obra do artista denilson baniwa, feita especialmente para o ATL 2024. Ela fez parte da exposição “Dja Guata Porã” que significa “caminhar bem” e “caminhar junto”, em Guarani.
Fonte: @apiboficial
REPARAÇÃO HISTÓRICA JÁ!
A Comissão de Anistia do Ministério dos Direitos Humanos analisou nesta terça-feira (2) os primeiros pedidos de reparação coletiva da história do país.
O pedido feito pelos Krenak, originários do norte de Minas Gerais, foi o primeiro analisado pela comissão. A esperança era que o Estado brasileiro assumisse a responsabilidade de todos os danos causados durante a ditadura militar, regime que submeteu o povo à tortura, maus-tratos, trabalho forçado e deslocamento compulsório do seu território. Entre as denúncias, a violência da Guarda Rural Indígena (Grin), que atuava como milícia e os terrores do reformatório Krenak, em Resplendor (MG).
O caso Guarani Kaiowá, analisado em seguida, trouxe as histórias deste povo que foi forçado a abandonar sua terra e sua principal forma de sobrevivência, a agricultura, diante da depredação de suas casas por forças militares.
A expectativa é que o governo vá além da anistia e demarque suas terras e conclua a regularização de seus territórios. fonte: @midianinja
Emergência Yanomami
O resultado do estudo científico “Impacto do mercúrio em áreas protegidas e povos da floresta na Amazônia: Uma abordagem integrada saúde-ambiente” conduzido pela FioCruz saiu no dia 04/04/2024. E o resultado é alarmante.
O estudo coletou amostras de cabelo de 287 indígenas do subgrupo Ninam, do povo Yanomami, e apontou que todos eles vivem sob exposição do metal altamente tóxico ao ser humano. O mercúrio é usado no processo de separação do ouro dos demais sedimentos, atividade proibida exercida por garimpeiros.
A análise de cabelo de 287 indígenas do subgrupo Ninam, do povo Yanomami, revelou que os indígenas que vivem em aldeias mais próximas aos garimpos ilegais têm os maiores níveis de exposição. O resultado apontou que 94% dos indígenas que participaram da pesquisa estão contaminados pelo metal pesado.
Fonte: @midianinja
Festival das culturas indígenas
Em abril, que se comemora o Dia dos Povos Indígenas, o Museu do Pontal realiza nos dias 13 e 14 de abril a segunda edição do festival que celebra a força, a sabedoria e a beleza dos povos originários.
O evento contará com a participação do Pacari Pataxó e Carmel Puri, nos dois dias de festival o público poderá participar de oficinas e rituais, ouvir histórias, música e assistir a filmes produzidos por indígenas. A entrada é gratuita e livre para todas as idades.
Seminário: Povos indígenas e diversidade cultural
O Museu Nacional dos Povos Indígenas vai promover, em parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa e com a cooperação da Representação da Unesco no Brasil, o seminário internacional Povos Indígenas e Diversidade Cultural: saberes, fazeres e biodiversidade. Como Proteger Para o Futuro?
O seminário será realizado de 8 a 10 de abril, na sede da Fundação Casa de Rui Barbosa (Rua São Clemente,134, Botafogo, Rio de Janeiro).
Fotos históricas!
O fotógrafo japonês Nagakura viajou o mundo inteiro e o resultado são as belas fotografias dos povos da amazônia. Podemos conferir esse retrato da rica diversidade do Brasil de segunda a quarta das, 9h às 20h. a exposição acontecerá até 27/05.
Ailton Krenak será empossado na academia de letras
Ailton Krenak já era considerado imortal desde muito antes da nomeação na ABL. Suas reflexões, produções e provocações fundamentais são preciosas formas de ver e estar neste planeta a partir de um entendimento de mundo que tem a luta pela vida como princípio.
Em outubro de 2023, Ailton Krenak foi eleito com 23 votos para ocupar a cadeira de número 5.
“Eu fiquei muito surpreso com a minha admissão neste lugar que, historicamente, nunca se abriu para a diversidade das culturas dos povos originários”, afirmou Krenak na ocasião.
E nessa sexta (05/04/2024) a posse ocorrerá, a cerimônia histórica será transmitida pelo canal da ABL no YouTube, a partir das 20h, no link: https://www.youtube.com/watch?v=IRVjhO3cF7E.
Fonte: @agenciadenoticiasindigenas