Lily Sandoval Panduro: A Arte Shipibo-Conibo Ganha Espaço na Tucum

Pela primeira vez, a TUCUM amplia seus horizontes e acolhe o trabalho de artistas indígenas da américa latina, apresentando a arte de Lily Sandoval Panduro, uma renomada ceramista e especialista em bordado do povo Shipibo-Conibo, do Peru.

Desde pequena, Lily aprendeu seu ofício com a avó e a mãe, que lhe transmitiram as técnicas da cerâmica e dos bordados. No povo Shipibo-Conibo, as mulheres são as guardiãs dos saberes tradicionais, promovendo a manutenção da cultura e compartilhando seus conhecimentos em cada uma das peças, que resistem de geração em geração.

Curadoria de bordados Shipibo-Conibo na plataforma Tucum

A cerâmica, considerada sagrada e milenar, é uma herança cultural na qual as mulheres são as principais guardiãs das técnicas e do conhecimento. Cada peça carrega inspirações na natureza, com profunda conexão com os seres visíveis e invisíveis das florestas.

Os bordados Shipibo-Conibo, desenhados a partir de visões obtidas com o uso de ayahuasca, narram a rica paisagem amazônica. Rios e bosques se entrelaçam com a cobra protetora da floresta, os sapos, que ensinaram a arte da tecelagem, e o papagaio, que trouxe o fogo ao povo, refletindo a íntima relação entre os Shipibo-Conibo e a natureza. Além de expressarem espiritualidade, essas artes são fontes de renda e resistência cultural. 

Curadoria de bordados Shipibo-Conibo na plataforma Tucum

Preocupada com o futuro dessas tradições, Lily viaja por diferentes cidades ensinando a prática da cerâmica e garantindo que esses saberes não se percam, perpetuando a força de sua cultura.

Curadoria de bordados Shipibo-Conibo na plataforma Tucum