A Arte e a Tradição Mehinako nas Obras de Waxamani

Os Mehinako são reconhecidos por sua habilidade excepcional na criação de artefatos de madeira, como máscaras, bancos, remos e pás de beiju. O processo de produção dessas esculturas é meticuloso e pode levar vários dias para ser concluído. 

As peças são esculpidas a partir de troncos inteiros de árvores como Lixeira, Piranheira e Canela, e retratam formas de animais e objetos tradicionais da cultura Mehinako. Os artesãos utilizam facas e machados para dar forma às esculturas e aplicam a pintura tradicional à mão livre, utilizando pigmentos naturais. O pequi proporciona o tom amarelo; o vermelho é extraído do urucum e do pau-mãwatan; e o preto vem do pau-Iurilo e do carvão.

Nova parceria com Waxamani Mehinako

Temos o privilégio de apresentar as obras de Waxamani Mehinako na plataforma Tucum. Este talentoso artista do Alto Xingu, residente na aldeia Kaupuna, busca inspiração na fauna e nas tradições culturais de seu povo para criar suas peças únicas. 

Waxamani aprendeu com seu tio, Anapuatã Mehinako, um parceiro de longa data da Tucum. A conexão entre a Tucum e Anapuatã começou em 2016, quando a Tucum estava situada em Santa Teresa e recebia artesãos, pesquisadores e parceiros como Anapuatã.

Seu Anapuatã na @casatucum produzindo uma canoa para a exposição permanente.

Waxamani cria bancos zoomórficos, inspirados nos animais do Xingu, que simbolizam a profunda conexão espiritual e cultural dos Mehinako com a natureza. As pás de beiju que ele produz são usadas pelas mulheres da aldeia para preparar o beiju, um alimento essencial nas refeições dos povos indígenas. Além disso, Waxamani cria máscaras que representam o espírito da ararinha, guardiã dos rios e peixes.

Suas telas são influenciadas pelas pinturas corporais, incorporando grafismos como escamas de peixe, olho de peixe e borboletas, símbolos profundamente enraizados nas tradições Mehinako, especialmente nas festas e rituais.

Venha conhecer as obras de Waxamani, que agora fazem parte da curadoria da Tucum!