Observátorio Tucum

Tuiré Kayapó durante o Acampamento Terra livre de 2017, em Brasília – Foto: @midianinja

Tuíre, Mãe, e Guerreira Kayapó
Hoje, na semana do dia das mães, destacamos a história de Tuíre Kayapó, uma líder indígena feminina inspiradora que luta pela preservação das florestas e pelos direitos indígenas.

Sua resistência não é apenas por ela mesma, mas também pelos seus filhos e netos, buscando garantir que possam viver em um ambiente saudável e sem agressões. Tuíre se tornou um símbolo de coragem ao confrontar representantes da Eletronorte em uma audiência, defendendo a importância dos rios livres para a sobrevivência dos povos indígenas. Sua atuação pioneira no protagonismo feminino abriu caminho para outras lideranças indígenas, como Célia Xacriabá, Joenia Wapichana e Sônia Guajajara.

Além de enfrentar os desafios da luta pela demarcação e proteção das terras, Tuíre agora enfrenta um câncer e precisa de apoio. A terceira edição do PIOK, disponível na tucum por R$39,00, faz parte de uma campanha nacional de arrecadação para ajudá-la

Convidamos você a se juntar a esta causa e contribuir para o bem-estar de Tuíre.

Aqui na Tucum não fazemos nada sozinhos. Este PIOK só foi possível pela sensibilidade de @julia_sa_earp , pela rapidez de criação do @estudio_afluente , pela generosidade de @moaratupinamba , autora da arte digital que ilustra o pôster da edição e de todos e todas que ajudam a espalhar a importância desta campanha, como o @socioambiental sempre um farol para nós.

Prêmio Sim à Igualdade Racial
A 8° edição do Prêmio Sim à Igualdade Racial foi realizado nesta quarta-feira (8) na Cidade das Artes, na Zona Oeste da Cidade, do Rio de Janeiro

A premiação é promovida pelo ID_BR (Instituto Identidades do Brasil), o evento é um dos maiores sobre compromisso e promoção da igualdade e inclusão racial no país.

O Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) existe desde 2016 para reduzir as desigualdades no mercado de trabalho e na sociedade, instituição sem fins lucrativos e pioneira no país na promoção e aceleração da pauta racial através de programas, iniciativas, ações e soluções inovadoras desenvolvidas pelo nosso time de especialistas.

A premiação nesta edição trouxe o tema “Inteligência Ancestral e Conexões” destacando o orgulho ancestral e as propriedades artísticas indígenas e africanas, temas que precisam ser valorizados para que a sociedade lembre de suas raízes e tenha orgulho da sua ancestralidade.

Fonte: Revista Quem

Emergência no Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul enfrenta, mais uma vez, uma combinação de descaso das autoridades juntamente com as mudanças climáticas que tem deixado um rastro de destruição no estado.

Indígenas atendidos em igreja de Porto Alegre — Foto: Funai/Divulgação

Dados levantados pelo Conselho Indigenista Cimi, apontam que mais de 80 comunidades indígenas foram afetadas, como os povos Guarani, Kaigang, Canela, dentre outros. São inúmeras as famílias prejudicadas, com perda de moradias, alimentação, modos de subsistência, e de vidas.

As comunidades precisam, além da reconstrução de moradias, de doações como água potável, materiais de higiene e limpeza, lonas, telhas, colchões e cobertores. Diante dessa crise as organizações indígenas fazem um apelo pela solidariedade. Confira os pix para doações:

Comissão Guarani Yvy Rupá
Pix: 21.860.239/0001-01

Centro de Referência Indígena do RS
Pix: 001.787.150-69

Quilombo dos Machado
Pix: quilombodosmachado@gmail.com

Segunda edição do Seminário Permanente de Culturas Indígenas
Com o tema “Depois dos tamoios: a Kara’i oka no século XXI”, a conversa versará sobre as indianidades cariocas. Por cerca de duas décadas, entre 1550 e 1575 (aproximadamente), cinco grupos indígenas se uniram em resistência contra a colonização portuguesa, criando o movimento conhecido como “Confederação dos Tamoios”. Essa história, tantas vezes narrada sob o ponto de vista do colonizador, ganha novas análises na contemporaneidade.

O encontro realizado no dia 15 de maio, às 15 horas, na Casa de Dirce/UERJ.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: casadircelivro@gmail.com.